Troca de óleo: Qual a diferença entre óleo mineral, sintético e semissintético?

Troca de óleo: Qual a diferença entre óleo mineral, sintético e semissintético?

5508
0
RSS Feed

Quando devo fazer a troca de óleo do motor? Qual o tipo de óleo que devo usar no meu carro e quais as diferenças entre eles? Várias são as dúvidas que surgem quando pensamos no momento de fazer a troca de óleo e identificar qual o tipo de óleo específico mais adequado para o motor. Primeiramente vamos diferenciar e depois acompanhar o vídeo explicativo acerca da troca de óleo.

A função dos óleos lubrificantes no motor é lubrificar evitando o contato entre as superfícies metálicas e manter adequada refrigeração, independentemente de ser óleo mineral ou sintético. A principal diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos, assim, os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, obtendo-se uma mistura de vários compostos. Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, possibilitando dessa forma um maior controle em sua fabricação, com diferentes características físico-químicas, resultando em produtos mais puros. Já os óleos semissintéticos, são resultantes da mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, com a finalidade de reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando inclusive a otimização de custo, pois as matérias-primas sintéticas possuem custo elevado.

A recomendação é não misturar óleos minerais com sintéticos, principalmente se forem de empresas diferentes, que apresentam características químicas diferentes e a mistura pode comprometer o desempenho do óleo.

RSS Feed

DEIXE UM COMENTÁRIO