O revolucionário motor sem comando de válvulas

O revolucionário motor sem comando de válvulas

9943
0
RSS Feed

A evolução dos motores e componentes automotivos sempre foi constante e algumas vezes nos deparamos com revoluções e ideias que proporcionam benefícios para o desempenho do veículo, se disseminando com uma incrível aceitação no mercado. Será que estamos para ver esta revolução acontecer através do motor que não possui comando de válvulas, desenvolvido pela sueca FreeValve?

De acordo com a empresa, pertencente à Koenigsegg, este será o futuro dos motores e o processo de evolução deve começar na China, pois quem está financiando o projeto é a Qoros, marca premium da chinesa Chery. O primeiro protótipo, um motor 1.6 Qamfree com atuadores eletro-hidro-pneumáticos abrindo e fechando suas válvulas, foi apresentado no Salão de Guangzhou.

Motor sem comando de válvulas

Enquanto que em motor convencional a árvore de comando abre as válvulas do motor, permitindo o fechamento sob ação de mola ou de forma pneumática, no sistema da FreeValve cada válvula recebe um atuador eletro-hidro-pneumático que atua de forma independente, sem depender da rotação do comando.

Motor sem comando de válvulas

O motor que foi apresentado, pode gerar 230cv de potência e 32,6mkgf de torque, representando 47% mais de potência e 45% mais de torque que um motor 1.6 convencional, de acordo com a Qoros, que pretende realizar ajustes antes de iniciar a produção em massa.

RSS Feed

DEIXE UM COMENTÁRIO