A melhor volta de todos os tempos

A melhor volta de todos os tempos

412
3
RSS Feed

Senna guardou muitas recordações de sua carreira. Materiais, como os tempos anotados por Frank Williams no primeiro teste feito em um F1, naquela pista de Donington, 10 anos antes. Foi assim que Senna descreveu aquela memorável vitória:

“Chovia muito. Larguei em 5º mas a 1º volta foi um tiro psicológico na concorrência. Fui espremido pelo Schumacher, tive que colocar duas rodas fora da pista, passei o alemão antes da primeia curva e mergulhei a caça de Hill. Passei o inglês na freada. A próxima viítima era Prost. Esperei as curvas duplas do S e como ele freiou antes do normal abriu uma brecha por onde me meti. Com 18 voltas a pista secou e todos pararam pra colocar slicks. Resolvi pisar fundo para fugir do Williams, mas fiquei entre a cruz e a espada. Afinal, é arriscado ser rápido com pneus de seco no asfalto úmido. Mas se diminui­sse o ritmo os pneus perderiam pressão e temperatura e o carro ficaria sem aderência. Ainda tive problemas nos pit stops. No terceiro, uma roda traseira direita travou e a parada me pareceu uma eternidade. No instante de voltar a colocar pneus de chuva, o rádio não funcionou, não me ouviram, entrei e passei direto pelos boxes, sem efetuar a troca. E, para aumentar o suspense, fui avisado que tinha problemas de consumo. Mas como meu tanque vazou no grid e não houve tempo para reparar, ele ficou selado, o que impossibilitaria reabastecer. Como a gasolina estava no limite, mudei o estilo de pilotar: trocava as marchas em rotações mais baixas, aliviava o pé antes das entradas das curvas e freava com menos i­mpeto. Ufa! Foi assim que cheguei vitorioso e exausto no final das 76 voltas, uma a frente do Professor Prost”.

Ayrton Senna da Silva

Obs.: Michael Schumacher largava na frente de Senna e nas condições da pista, o que importava não era um carro potente e sim um bom piloto. Senna incomparável…

RSS Feed

3 COMENTÁRIOS

  1. “E onde não há ponto de ultrapassagem, que se crie! E Ayrton Senna criou…”

    A melhor primeira volta de todos os tempos, feita pelo melhor piloto de todos os tempos. Simples assim.

  2. Não existe outro piloto igual. Deus abençoou o povo brasileiro criando esta figura imcomparavel para que nos trouxesse alegria.

    Lembro-me ate hoje onde estava quando ele morreu. Infelizmente.

    Saudades Senna !!!

DEIXE UM COMENTÁRIO